Temos um motorhome desde dezembro de 2015, mas foi a partir do último abril que começamos a divulgar mais nossa vida na estrada pelo YouTube (https://www.youtube.com/WeAreAlivenaestrada) e pelo Instagram (http://instagram.com/wearealivenaestrada). É desde abril também que Cutterman viaja com a gente, atravessando até aqui 3 países, mais de 10 estados norte-americanos até cruzarmos a fronteira com o México, na semana passada.
Quando vendemos tudo, guardando apenas as memórias, não fazíamos idéia do que aconteceria nem se nos adaptaríamos. Tínhamos a idéia de que passaríamos alguns meses e voltaríamos pra casa, mas dois anos depois, cá estamos, em Bahia de Los Angeles, no deserto de Baja, sem planos de ir pra casa, pensando na melhor época pra deixarmos o motorhome no México, colocarmos nossas mochilas nas costas, e darmos um pulo em Cuba.
A vida na estrada nos ensina muito. Uma dessas coisas é o respeito que cresce na gente em relação ao clima. É ele quem rege nossas ações. Se esta chovendo, temos que ficar de olho em trombas d'agua. Se esta muito seco, temos que tomar cuidado com o motor trintão de 1988 e com os cachorros. Se esta muito frio… não, aqui onde estamos nunca está muito frio.
Temos 17 países ainda pela frente até chegarmos em casa, e muitos planos e sonhos para serem realizados daqui até a última fronteira. Viajar a chamada Pan-Americana é um grande sonho de nossa vida e, como fotógrafos, nos sentimos privilegiados de termos marcas bacanas viajando com a gente, acreditando nas nossas idéias.
Quando me perguntam qual é o segredo para conseguir viver na estrada, por quanto tempo economizei, como ganho dinheiro viajando etc, sempre tento ser honesto e acabo tirando um pouco o glamour de quem tem esse sonho. A verdade é que viver na estrada custa quanto cada um quiser que custe. Tem os que viajam esbanjando, e tem os que, assim como nós, sabem se virar com muito pouco. Tem os que viajam por anos, e tem os que torram o dinheiro de anos em poucos meses. Quanto mais você se adapta, menos você gasta.
O maior segredo para mim é saber que não existe hora certa para nada na vida. A hora certa é você quem faz. Cada um sabe a sua hora. Nunca vai existir o melhor momento para jogar a rotina pro alto e cair na estrada. Assim como não existe o país certo, o veículo certo, a companhia certa ou o valor certo. Assim como não existe melhor ou pior entre a rotina ou a estrada. A vida nas grandes cidades é imperfeita, defeituosa e sinuosa. Na estrada também. Mas pode ser recompensadora, certeira e direta. Na estrada também.